quinta-feira, 15 de julho de 2010

Engenharia de Produção - Profissão, Carreira e Informações Gerais

A Engenharia de Produção (EP), paradoxalmente, nasceu da demanda originada pelas suas "irmãs mais velhas", (e.g.) como a Civil e a Mecânica, em virtude do desperdício, e da consequente falta de produtividade, gerado durante as atividades produtivas. Taylor, considerado pai da EP, foi quem atentou para a necessidade de se estabelecer um método de trabalho, um modo de produção, que otimizasse os recursos produtivos, da maneira mais racional possível.
O Engenheiro de Produção é o profissional responsável por otimizar processos produtivos, tanto em industrias, através do planejamento e implantação de projetos que possam aumentar a produtividade da empresa e reduzir seus custos, como em empresas prestadoras de serviços, pela utilização de tecnologias da informação, sistemas gerencias, logística, entre outras ferramentas, que tornam o serviço eficiente e eficaz. Desse modo, é possível perceber que a EP é de ordem multidisciplinar, ampla, além de conexa, com as demais áreas do conhecimento, tornando o profissional desta área extremamente versátil para todos os campos de trabalho.

A carreira do Engenheiro de Produção é extremamente promissora, sobretudo no Sudeste do País, além de necessária, tanto para a "saúde" das empresas, como para a sustentabilidade dos fatores de produção.












Nenhum comentário:

Postar um comentário