sexta-feira, 30 de julho de 2010

Download do material

Caros alunos, para baixar os arquivos no SlideShare é necessário fazer uma inscrição, ou seja, uma conta pessoal, tal como o "orkut" ou o "twitter". É rápido e fácil. Após isso, é possível baixar todo o material lá disponibilizado. Vale ressaltar, que o Slideshare é uma fonte de informações preciosa, sobretudo do ponto de vista acadêmico, já que muita gente, dividida entre alunos, profissionais e professores, disponibilizam todo o tipo de material por lá. Para cadastrar-se, clique AQUI.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Calendário escolar 2010.2

Pessoal, segue o Calendário Escolar do Campus de Sumé da UFCG, referente ao período 2010.2, com informações sobre as datas de trancamento, feríados nacionais, municipais, datas de provas finais, etc. Para fazer o download, clique no link abaixo.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Engenharia de Produção - Profissão, Carreira e Informações Gerais

A Engenharia de Produção (EP), paradoxalmente, nasceu da demanda originada pelas suas "irmãs mais velhas", (e.g.) como a Civil e a Mecânica, em virtude do desperdício, e da consequente falta de produtividade, gerado durante as atividades produtivas. Taylor, considerado pai da EP, foi quem atentou para a necessidade de se estabelecer um método de trabalho, um modo de produção, que otimizasse os recursos produtivos, da maneira mais racional possível.
O Engenheiro de Produção é o profissional responsável por otimizar processos produtivos, tanto em industrias, através do planejamento e implantação de projetos que possam aumentar a produtividade da empresa e reduzir seus custos, como em empresas prestadoras de serviços, pela utilização de tecnologias da informação, sistemas gerencias, logística, entre outras ferramentas, que tornam o serviço eficiente e eficaz. Desse modo, é possível perceber que a EP é de ordem multidisciplinar, ampla, além de conexa, com as demais áreas do conhecimento, tornando o profissional desta área extremamente versátil para todos os campos de trabalho.

A carreira do Engenheiro de Produção é extremamente promissora, sobretudo no Sudeste do País, além de necessária, tanto para a "saúde" das empresas, como para a sustentabilidade dos fatores de produção.